O cérebro humano é notoriamente ruim para lembrar nomes. Por quê? O cérebro armazena nomes em sua memória de curto prazo ou de trabalho. Na vida normal, nossa memória de trabalho pode ser comparada a nossa área de trabalho. Ela mantém as informações em que estamos trabalhando por um tempo, mas tem muitas janelas abertas e o sistema começa a falhar.
A desvantagem da memória de trabalho é que não podemos acompanhar tudo de uma vez, então, esquecemos as coisas. Para ser fácil de lembrar, uma marca deve contrariar a tendência do cérebro easy-in-easy-out (prático e simples). Como fazer isso? Ancorando o nome da marca a outro sentimento, atitude ou sensação.
Existem diferentes tipos de memória. Se o nome da sua marca pode estimular dois tipos de memória – digamos, uma sensação física e uma memória emocional – então será mais provável do cérebro se lembrar dela.
Aqui estão algumas sugestões para criar um nome de marca memorável:
•Crie um curto (discutido abaixo).
•Crie um único (discutido abaixo).
• Usepalavras e sons familiares.
Existem razões neurológicas fundamentais para que o nome da sua marca seja único. Desde que não for algo descontroladamente bizarro, um nome único de marca pode ficar na mente das pessoas. No entanto, as razões comerciais para um nome único de marca são ainda mais atraentes. Quando uma empresa entra no mercado, ela compete por um espaço entre um determinado público-alvo. Se ela falhar em chamar sua atenção, está condenada. Além disso, à medida que os registros da marca aumentam no espaço de marketing digital, a própria existência da marca depende de sua identidade única. Você não vai subir no ranking e ser encontrado nos sites de busca se escolher uma palavra simples como "faísca" ou "martelo". Você deve se diferenciar criando uma palavra inteiramente nova ou uma combinação de palavras que não quebre as regras cardinais de Simples, Curtas e Memoráveis.
Dizer que o nome de uma marca deve ser “atraente” é um conselho bem simples. E óbvio, correto? Mas vou explicar porque aconselho isto: o nome de uma marca não deve meramente ser “atraente” no geral (isso é difícil de realizar), mas deve sim ser atraente para o público alvo da sua marca em particular.
Assim, para surgir com o nome de marca perfeito, você deve primeiro considerar quem é que você está tentando alcançar. Que língua essas pessoas falam? Qual estilo delas? Idade? Renda? Educação? Nível de sofisticação? Quais são seus interesses? Perspectivas religiosas? Preferências de marcas?
Pegue a marca VineMofo. Esta marca controla a população milenar, progressista e moderna; elas não estão direcionando seus serviços para apreciadores de vinho mais velhos - não com o nome de marca como este.
Eu recomendo não escolher uma palavra de vocabulário rudimentar e padrão. Uber pode ser perdoado porque não é uma palavra comum. Apple pode ser perdoado, porque eles são, bem, gigantes.
Crie sua própria palavra a partir de duas palavras já existentes. O nome da sua marca é um produto em si. Você tem que vendê-lo. Ele comunica o valor, a finalidade e a identidade do seu negócio.
Quando você pode conectar com êxito os pontos entre o seu público-alvo e o nome da sua marca, então você vai alcançar algo atrativo de fato.
Quando você escolher um nome, fique com ele. Chega um momento na vida de cada startup que elas enfrentam uma crise de identidade. Vem uma mudança no produto, vem o marketing online, surge uma nova consciência, estratégia ou algum outro aspecto fundamental do negócio começa a pesar. Você pode mudar sua marca, ajustar seu logotipo e mudar sua abordagem, mas tente não mudar o nome do negócio. Isso cria enorme desconforto.
Por esta razão, escolha um nome de marca que você adora – além de satisfazer todos os requisitos acima. O nome deve lembrá-lo de por que você iniciou o seu negócio e transmitir comunicação de modo a emocionar seu público. Pronto para escolher o nome da sua marca?
Email: contato@osmosecosmeticos.com.br
Rua Praia de Torres – Verdes Horizontes, SN, Camaçari – BAHIA, CEP: 42.802-540
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